quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Biografia - Christopher Nolan

Christopher Nolan
Nome Completo: Christopher Johnathan James Nolan
Data de Nascimento: 30 de julho de 1970
Cidade Natal: Londres, Inglaterra
Altura: 1,80m
 
Nolan nasceu em 1970, em Londres na Inglaterra, desde criança já demonstrava interessa na sétima arte, aos 7 anos de idade, usava a câmera 8 mm de seu pai para fazer videos em histórinhas usando seus bonecos.
Começou a estudar literatura inglesa na na University College of London, e enquanto isso fazia alguns curta-metragens com amigos. Depois de um filme que pouco rendeu, chamado Following, Nolan achou o sucesso com o inovador "Amnésia", estrelando Guy Pearce, por esse filme foi indicado a vários prêmios, incluindo Oscar e Globo de Ouro.

Dois anos depois surgiu um novo trabalho, tratava-se do thriller psicológico, "Insônia", com um elenco recheado de estrelas, Al Pacino, Robin Williams e Hillary Swank, o filme recebeu boas criticas mas não passou disso, só confirmou apenas, que Christopher Nolan não era mais um diretor qualquer.
Em 2005, colocou sua carreira em risco ao aceitar levar o Homem Morcego de volta as telonas, após a má sucedida frânquia feita por Joel Schumacher, Nolan primeiramente foi duramente criticado, mas quando surgiu "Batman Begins", um filme diferente dos que foram feitos por Schumacher e Tim Burton, Batman voltou a colecionar fãs por volta de todo o mundo.
2006 foi um outro ótimo ano para o diretor, em que ele fez "O Grande Truque", um suspense estrelando Christian Bale (com quem já havia feito Batman Begins), Hugh Jackman, Scarlett Johansson e Michael Caine (com quem fez muitos filmes). O filme recebeu excelentes criticas e alguns fãs, chegou a ser indicado a 2 Oscar, nas categorias de melhor fotografia e melhor direção de arte.

Mas sem dúvidas nenhuma sua consagração e seu grande sucesso veio em 2008, com "Batman - O Cavaleiro das Trevas", sucesso em todos os sentidos, em apenas 5 dias já faturou em bilheteria o que o filme anterior do Batman tinha faturado, o esperado filme não decepcionou os fãs e nem os criticos, e foi apontado como o melhor filme do diretor.

Agora em 2010 o novo filme de Nolan, "A Origem" outra vez com um grande elenco (Leonardo DiCaprio, Ellen Page, Joseph Gordon-Levitt, Ken Watanabe, e outra vez Michael Caine). Trata-se de um suspense de um grupo de ladrões que roubam dentro do subconciente das pessoas. Filme este aclamado pela critica e novamente tendo um grande sucesso de publico. No site do Imdb, o filme recebeu umas das maiores notas, ficando em 3° lugar, perdendo apenas para O Poderoso Chefão e Um Sonho de Liberdade.
Uma curiosidade do diretor é que ele é grande fã de James Bond, e de Stanley Kubrick, divulgou que seus filmes favoritos são "2001: Uma Odisséia no Espaço", "Blade Runner - O Caçador de Andróides", "Chinatown" e "Lawrence na Arabia".
Desde 1997, é casado com Emma Thomas, com quem tem três filhos.
Filmografia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário