terça-feira, 4 de maio de 2010

O Solista

Nota 7,5
Um roteiro fraco e sem imaginação deixa ótimos atores com atuações decepcionantes.


O roteiro se prende totalmente nos fatos reais que o filme é baseado, sem explorar um pouco além, deixando o filme meio chato, mas o filme não deixa de ser bom, apenas ficando aquela sensação que poderia ser melhor.

Baseado em fatos reais descritos em livro homônimo, a trama tem como personagem principal o colunista Steve Lopez (Robert Downey Jr.). Indignado com a futilidade do jornalismo atual, Lopez busca boas histórias a serem contadas nos jornais em praças, túneis e subúrbios de L.A. Em um de seus passeios pelas cidade, conhece por acaso Nathaniel Anthony Ayres (Jamie Foxx), um morador de rua que, aos pés de uma estátua de Beethoveen, insiste em tentar tocar um violino de apenas duas cordas. O conteúdo de suas falas e a maneira como se expressa denunciam, no entanto, que Nathaniel tem algum problema mental. Mas a paixão do sem-teto pela música chama a atenção do jornalista.

Logo, Steve Lopez descobre que Ayres é um ex-estudante universitário e que sua habilidade instrumental vai além do que ele imaginava. Com o violoncelo, Nathaniel é, na verdade, um talento nato, não deixando a desejar a nenhum profissional na área. A repercussão da coluna, então, acontece, mas Lopez quer ir adiante. Quer ajudar o agora colega a conseguir um teto digno e a tratar sua evidente esquizofrenia. Mas a realidade social se apresenta bem mais problemática. Assim como Nathaniel, existem milhares, a única diferença está no seu dom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário