Robert Downey Jr.
Nome Completo:
Robert John Downey Jr.
Data de Nascimento:
04 de abril de 1965
Cidade Natal:
Nova York, Nova York, EUA
Altura:
1,75m
Filho do produtor de filmes independentes Robert Downey, vivenciou desde criança o meio artístico do cinema, o que posteriormente o ajudou na carreira de ator. Com apenas 5 anos de idade apareceu no filme Pound e aos 7 anos em Greaser's Palace, ambos produzidos por seu pai.
Com 20 anos, fez alguns episódios de Saturday Night Live ajudado por Anthony Michael Hall, a participação lhe deu a projeção necessária para tentar a sorte em Hollywood. Em 1987 protagonizou o filme The Pick Up Artist, do diretor James Toback's, onde faz par com a então ídolo teen Molly Ringwald. O sucesso veio com o filme Abaixo de Zero (Less Than Zero), onde representou um jovem viciado em cocaína. O marco na carreira do ator veio com o papel principal no filme de Sir Richard Attenborough's, Chaplin onde interpretou o próprio Charles Chaplin, o que lhe valeu uma indicação ao Oscar.
Depois de separar-se de Jessica, em 1992 conheceu Deborah Falconer e casou-se com ela no mesmo ano. O casal teve um filho chamado Indio que nasceu a 7 de Setembro de 1993, o padrinho de seu filho é o ator Anthony Michael Hall, os atores haviam se tornado amigos durante as filmagens de Mulher Nota 1000. Após alguns anos junto, Robert e Deborah se separaram, o motivo alegado por ela foi o recorrente problema de Robert com as drogas. Sua recuperação veio no ano 2000 quando foi convidado para participar da série de TV Ally McBeal e protagonizar o advogado Larry Paul, seu sucesso foi grande e isto fez com que fosse convidado a permanecer como parte do elenco fixo. Pelo seu trabalho na série, ganhou um Globo de Ouro e um SAG Award. Após uma recaída, Robert foi afastado do elenco devido novamente ao seu envolvimento com drogas e compromissos em tribunal. Permaneceu em um ano de reabilitação e foi liberado somente em abril de 2002.
Em 2003 enquanto filmava Gothika no Canadá, conheceu a produtora Susan Levin e casaram em 2005. O ator começou a escrever sua autobiografia, que estava prevista para ser lançada no ano de 2008, mas desistiu do projeto. O adiantamento que ele havia recebido da editora foi devolvido. Ainda em 2008 ele estrelou o filme (Homem de Ferro) Robert trabalhou no filme Sherlock Holmes[1], de Guy Ritchie (ex-marido de Madonna) lançado no mês de janeiro no território brasileiro. No filme, ele interpreta o próprio Sherlock Holmes. Numa coletiva de imprensa realizada na festa de comemoração do início das gravações, ele prometeu que "este será o melhor Sherlock Holmes que vocês já viram". O filme também conta com Jude Law como "Dr. Watson". Em 2009, Robert recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pela sua atuação no filme "Trovão Tropical".
Filmes:
- Master Mind (Master Mind, 2010)
- Homem de Ferro 2 (Iron Man 2, 2010)
- Solista, O (The Soloist, 2009)
- Sherlock Holmes (Sherlock Holmes, 2009)
- Homem de Ferro (Iron Man, 2008)
- Trovão Tropical (Tropic Thunder, 2008)
- Incrível Hulk, O (The Incredible Hulk / Hulk 2, 2008)
- Bem-Vindo ao Jogo (Lucky You, 2007)
- Zodíaco (Zodiac, 2007)
- Santos e Demônios (A Guide to Recognizing Your Saints, 2006)
- Pele, A (Fur: An Imaginary Portrait of Diane Arbus, 2006)
- Homem Duplo, O (A Scanner Darkly, 2006)
- Soltando os Cachorros (The Shaggy Dog, 2006)
- Beijos e Tiros (Kiss Kiss, Bang Bang, 2005)
- Boa Noite e Boa Sorte (Good Night, and Good Luck, 2005)
- Na Companhia do Medo (Gothika, 2003)
- Os Picaretas (Bowfinger, 1999)
- Assassinos Por Natureza (Natural Born Killers, 1994)